0

Germinação da semente de maça, para fazer bonsai.



Pesquisamos e descobrimos algumas dicas para plantar maça, vou colocar algumas aqui...

Para descobrir se a semente de maçã está boa, pegue um copo com  água,  jogue a semente e as que afundam estão boas. As que boiam estão ruins.

Agora pegue um pote com tampa coloque guardanapo bem molhado no fundo, coloque as sementes e cobra com outro guardanapo molhado, bem molhado e tampe o pote.

Agora deixe no fundo da geladeira por umas duas semanas, depois de uma semana abra e veja se ainda está molhado o guardanapo.

Eu coloquei as minhas sementes para germinarem dia 08/11/2013 e plantei 4 sementes dia 22/11/2013

 


Forramos o fundo do pote com umas pedras e colocamos terra adubada e uma colher bem pequena de NPK misturado na terra (minha vó Lili que explicou). Aí colocamos a semente com a raiz para baixo e cobrimos bem de leve com terra por cima. Não é para apertar a terra por cima da semente , senão a planta não consegue sair....


No dia 01 de dezembro de 2013 elas já estavam bem bonitinhas. Olha aqui em baixo...


No dia 08/01/2014, só tinha restado uma macieira, as outras morreram, por vários problemas. Descobrimos que elas não gostam de sol, vento e chuva direto nelas. 
E passamos a colocar na janela, na sombra todos os dias e durante a noite colocamos dentro de casa. Desse jeito conseguimos que uma macieira ficasse viva e bem bonita e transferimos ela para um vaso de bonsai.
Forramos de pedrinhas por baixo, colocamos terra adubada e colocamos, com muito cuidado, a macieira no novo vaso.
Tomara que ela goste da nova casa!





Em 16/05/2014 a macieira já estava bem grandona, mas parecia estar ficando doente. Minha mãe falou com uma moça agrônoma, eu acho, e a moça falou para raspar a terra esverdeada e aplicar um remédio uma vez por semana até ela melhorar.






14/07/2014 - A minha plantinha tinha ficado um mês na casa da minha Bisa Elza, porque eu estava viajando.
Quando cheguei ela estava tão bonita e apareceram dois galhos novos nela.


Dia 11/08/2014 a minha macieira parece estar ficando doente novamente, minha mãe acha que é o clima aqui da nossa casa, apareceram umas pintas pretas na parte de baixo das folhas e elas parecem estar secando, mesmo molhando todos os dias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Design: Aline Machado | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013