1

Piolhos: Imagens e vídeos no microscópio



Ei Pessoal!

Sabe que na minha última semana de aula em 2013 peguei piolho na escola. Que bicho horrível!
Coça muito a cabeça... Então cortei bem curtinho meu cabelo, tomei um comprimido e usei uns remédios na cabeça...
Acabou bem rápido. Ainda bem!

Como quero ser um cientista. aproveitei e peguei o bicho para examiná-lo depois. Guardei num pote com remédio, ele morreu e esquecemos ele lá no pote. Aí uma semana depois peguei o microscópio e vimos o bicho....

O bicho é feio demais!

Ah, também guardamos um ovo de piolho dentro de um pote e filmamos ele no microscópio.
É irado! o bicho mexe dentro do ovo!

Fiz este post com a ajuda da minha mãe, pois pesquisamos muito na internet para acabar com estes bichos nojentos.

Como é uma lêndea?

É um ovo que fica preso no cabelo. Cada lêndea tem um piolho dentro, só um.
E o piolho fica se mexendo dentro do ovo, é muito esquisito... Veja o vídeo que fiz com o microscópio.



Como é um piolho?

É um bicho muito feio. Ele tem três patas de cada lado com garras nas pontas para se prender ao cabelo.
Não tem asa, tem uns pelos e um par de antenas na cabeça.
O piolho mede uns 3mm, vive uns 40 dias e coloca uns 10 ovos por dia quando se tornou adulto.
O piolho pica a cabeça umas 4 vezes por dia.











Eu e minha mãe pesquisamos um pouco sobre piolhos e veja só algumas curiosidades.

- O piolho não voa.
- Piolho gosta de cabeça suja e cabeça limpa.
- Os ovos (as Lêndeas) ficam vivas por uns 7 dias, mesmo depois de usar um remédio na cabeça, porque a casca do ovo é muito resistente. Por isso é preciso passar o remédio 10 dias após a primeira vez que passou, assim mata os filhotinhos que nasceram dos ovos que ficaram. Entendeu?

Como acabar com piolhos e lêndeas em um dia?


Veja como minha mãe acabou com os meus piolhos.
  1. Ela fez uma mistura de vinagre com água e passou em todo o meu cabelo. (Metade de vinagre e metade de água)
  2. Enrolou o meu cabelo com uma toalha e deixou de 20 minutos.
  3. Depois ela passou shampoo de Escabin e deixou por mais 20 minutos.
  4. Agora lavou a cabeça e aplicou novamente o shampoo de Escabin e um condicionador.
  5. Por último secou com secador. O calor mata os bichos.
  6. Ela também passou o pente fino na minha cabeça depois que lavou e depois que secou. Foi a pior parte.

Mais umas dicas...

Tomei um comprimido chamado Revectina e minha mãe repetiu o processo todo 12 dias depois e Adeus Piolhos.



Até a próxima pessoal.

Um comentário:

Design: Aline Machado | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2013